fbpx

Saiba os riscos e previna-se de um projeto elétrico danoso

Instalações elétricas antigas ou mal feitas geram problemas graves dentro do projeto elétrico quando realizadas da maneira errada. Má manutenção das redes, fios emendados, ou utilização do equipamento errado podem causar acidentes com a energia elétrica como incêndios, choques e curtos circuitos.

Não é raro encontrarmos além de problemas técnicos, a falta de planejamento. Isto acontece muitas vezes porque a contratação de profissionais duvidosos é frequente. Portanto, existe a necessidade da qualificação deste profissional.

Para que as instalações sejam eficientes e seguras diversos aspectos necessitam ser abrangidos no projeto elétrico, como por exemplo, divisão dos circuitos, dimensionamento dos cabos, melhor localização para interruptores e estar de acordo com as normas de segurança da ABNT.

Confira a seguir a lista dos problemas mais comuns relacionados às instalações elétricas:

  • Falta de aterramento

O aterramento é uma obrigatoriedade de fiscalização e segurança para qualquer tipo de instalação, pois garante a proteção na condução de descargas elétricas. Portanto, o aterramento tem como objetivo evitar que os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos queimem por conta da sobrecarga.

  • Mal dimensionamento dos fios

Neste caso, são alocados fios finos demais para a carga que irá passar por eles. Como consequência, eles sobreaquecem e derretem, podendo ocasionar até mesmo curtos e incêndios

  • Disjuntores incompatíveis

Em instalações antigas é comum encontrar disjuntores incompatíveis com os cabos elétricos utilizados. Isso faz com que os cabos fiquem vulneráveis em um momento de sobrecarga, podendo causar um estrago geral.

  • Falta de manutenção preventiva

A manutenção é o mais correto para a garantia da qualidade da instalação. Para prevenir principalmente incêndios e curtos, é necessário verificar a estrutura e engenharia destes estabelecimentos residenciais ou comerciais para garantir a segurança

  • Material incorreto

Além dos fios, optar por outros materiais inadequados para o projeto também traz riscos para a instalação pois é sempre melhor prevenir comprando materiais de melhor qualidade do que ter de consertar mais tarde.

Os riscos gerados por um projeto elétrico mal feito são grandes, porém é possível solucionar estes problemas através de um planejamento e principalmente através da escolha de um profissional qualificado.

Fonte: http://www.forumdaconstrucao.com.br/

Siga-nos nas redes sociais. Clique aqui.