fbpx

7 tipos de materiais sustentáveis para sua construção

Você já pensou em como podemos ajudar o meio ambiente a partir da escolha de materiais sustentáveis na construção civil?

O conceito de sustentabilidade na área tem sido um grande desafio. Muitas empresas vêm desenvolvendo centros de pesquisa para o desenvolvimento de alternativas para materiais não sustentáveis. Além disso, começaram a adotar práticas sustentáveis em seus negócios.

O planejamento de uso dos materiais sustentáveis também é importante. Eles proporcionam menor impacto ao ambiente.

Adotando o uso

O mercado da Construção Civil e Arquitetura não pode estar alheio à matéria-prima que é retirada do meio ambiente, portanto deve repensar suas práticas.

A seguir, escolhemos materiais que fazem o ambiente mais ecológico e sustentável dentro de uma construção.

Argamassa de argila

Tem função de unir os blocos e preparar as paredes para revestimento. Ela pode substituir o cimento convencional e acaba melhorando os resultados por conta da sua resistência à umidade.

Bambu

Possui plantio de menor impacto ambiente e é um material bastante leve. É um grande queridinho da construção alternativa.

Pode ser utilizado na confecção de móveis, coberturas e na substituição de concreto armado.

Bioconcreto

Possui capacidade de auto selagem por conta de uma bactéria em sua composição que contém habilidades regenerativas. Quando exposta a água ou oxigênio, as bactérias do bioconcreto produzem carbonato de cálcio, selando rachaduras e outras fissuras.

Pneus reciclados

Casa construída com Pneus

É necessário primeiro separar a borracha do aço. A partir disso, junto com o ferro, os pneus ficam fixos no solo com uma estrutura feita de aço e algumas tiras de borracha, formando as bobinas. Além disso, podem ser feitos também mesas, poltronas e outros utensílios.

Vidros eletrocrômicos

Conhecidos como vidros inteligentes, eles bloqueiam os raios solares e impedem o superaquecimento de um ambiente. Portanto, isso faz com que as despesas com energia elétrica diminuam e um ambiente mais fresco se instale.

Eco-tijolo

O eco-tijolo não produz queima diferente do tijolo tradicional, isto porque para endurecer ele não tem necessidade de ir para o forno. Seus principais materiais são areia, água, terra e cimento e sua produção é feita na prensa hidráulica.

Outra coisa interessante: geralmente, os eco-tijolos são modulares, ou seja, eles podem ser encaixados uns nos outros, sem necessidade de argamassa.

Tinta ecológica

Utilizam materiais naturais, através de óleos e corantes vindos da natureza e sem derivados de petróleo ou componentes sintéticos.

Curtiu a matéria de hoje sobre sustentabilidade? Pois então siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos.

Clique aqui