fbpx

Aluno desenvolveu fogão que atinge até 400 °C para fugir da crise

O responsável pela criação de um fogão que funciona com energia solar é Leonardo Barsotti, do Instituto Mauá de Tecnologia. Com a ideia para seu Trabalho de Conclusão de Curso, ele conta que sempre se interessou pelo meio de energia solar.

A ideia de construir um forno elétrico que pode funcionar com energia solar foi um projeto criado a fim de atender uma necessidade do estudante que via no seu dia a dia e no de outras pessoas, uma dificuldade nos gastos com o botijão de gás.

Fogão utiliza módulo fotovoltaico

O projeto funciona com o uso de um módulo fotovoltaico que fica instalado dentro de um circuito com transformador.

A voltagem da placa solar passa por esse transformador e, dentro desse circuito, ele passa a funciona com 9 volts. A partir disso, passa por um circuito de potência, que manda um sinal que será convertido em temperatura.

Fogão movido a energia solar pode chegar a 200ºC em apenas 5 minutos

Ele acompanha um sensor de temperatura que funcionará para regular esse calor. Se utilizando o modo automático você pode colocar a temperatura que quiser, no modo manual existe a possibilidade de escolher entre as temperaturas baixa, média ou alta.

O forno poderá ir de 0º até 400º. Com apenas 5 minutos de funcionamento, o forno já teria capacidade de chegar aos 200º!

No panorama atual do Brasil, em que uma grande parte da população vem passando por dificuldades financeiras e estão voltando a utilizar até mesmo lenha para cozinhar ou esquentar seus alimentos, o projeto do estudante passa a ser uma esperança.

Leonardo afirma que ainda há melhorias a serem feitas antes que o produto siga para o mercado, mas que está nos planos dele ampliar este projeto

Siga-nos nas redes sociais. Clique aqui.