fbpx

Conheça as maiores construções de engenharia

Ao ouvir falar em obras de engenharia civil do Brasil, aposto que muitos pensam em construções atrasadas ou que apresentam inúmeras falhas. Contudo, algumas obras ganham destaque por serem reconhecidas internacionalmente, fazendo com que essa má reputação seja deixada de lado.

Ponte Rio-Niterói

A ponte presidente Costa e Silva, também conhecida como ponte Rio-Niterói, é a segunda maior ponte do mundo. Construída em 1968, o projeto criado pelo Ministro dos Transportes Mário Andreazza.

A ponte que corta a Baía de Guanabara possui ’13 km de extensão e sustenta um tráfego com mais de 150 mil veículos por dia.

Edifício Millenium Palace

Com 177 metros de altura e 46 andares, o Millenium Palace é o edifício mais alto do Brasil. A construção superou, portanto, o edifício Mirante do Vale, em São Paulo, que ocupou o posto de prédio mais alto do país durante 48 anos.

Sua fachada conta com 1800 m³ de peças de Poliestireno Expandido (EPS) moldado. Com apenas um apartamento por andar, piscina privativa e 3,5 metros de pé direito, cada apartamento chega a custar 10 milhões de reais.

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Localizada em Foz do Iguaçu – PR, o complexo hidrelétrico de Itaipu carrega os títulos de maior barragem do Brasil e segunda maior do Mundo. Inaugurada em 1984 e projeto de Oscar Niemayer, consegue gerar até 14 mil megawatts por hora de energia.

Com 1.350 km quadrados de área alagada, a usina é considerada também uma grande produtora de energia limpa do mundo.

Cidade Administrativa de Minas Gerais

É a sede do Governo de Minas Gerais e também foi desenvolvida por Oscar Niemayer. Além de deslumbrante, é única sede administrativa sustentável do Brasil.

Grandes obras em Andamento

Torre Pontal

Um dos maiores empreendimento do RS na cidade de Porto Alegre, terá 84 metro de altura, 20 andares e mais de 26 mil m² de área bruta locável, o projeto contará com lojas, salas de cinema e até consultórios médicos. O projeto teve início em 2018 e a previsão é de que fosse entregue até este ano.

Edifício Yachthouse

Está sendo construído na cidade de Balneário Camboriú e promete ser o maior prédio da América Latina com 275 metros de altura e duas torres com 81 andares.

Em função da pandemia, a entrega do projeto atrasou.

Conclusão

Podemos ver assim que, com o passar dos anos, diversos projetos têm contribuído positivamente com a indústria da construção civil, seja pelo turismo, sustentabilidade, ou geração de empregos.

O crescimento do setor de obras traz benefícios não somente às construtoras, como, também, movimenta a economia e colabora com o desenvolvimento do Brasil.

Gostou desta matéria? Pois então clique aqui e siga-nos nas outros canais para mais novidades.