fbpx

Dimensionamento de concreto armado e estruturas podem ser utilizados tanto no EBERICK quanto no TQS

Não existe um software melhor que o outro, há características diferentes que você deve conhecer.

O ideal é você ter um software de preferencia e identificar as falhas dele, para que ao passar dos anos possa descobrir como corrigir.

Migrar de software constantemente, não fará com que tenha sucesso, pois gastará muito tempo e energia.

Nossa recomendação é que teste os softwares e vire especialista neles.

Vamos entender as características dos softwares mais utilizados no mercado brasileiro?

TQS

O software TQS é utilizando para cálculo, dimensionamento, detalhamento e desenho de estruturas de concreto armado, protendido e pré-moldado.

Assim como o Eberick, o TQS é uma empresa nacional, consolidada no mercado há mais de 30 anos. Além de possuir um excelente suporte para seus usuários, ele pode servir para uso profissional e também de estudantes. Para estes últimos, com avaliação e licença gratuita.

Por meio de seu editor CAD, o projetista fornece as informações estruturais de pilares, vigas, lajes, fundações e estabelece as ações que incidirão sobre a estrutura. A partir desses dados, o TQS calcula e fornece simulações, sendo destaque por conter recursos integradores, atendendo à todas as normas reguladoras nacionais, como a NBR 6118/2014.

Eberick

No mercado há 29 anos, também é um software de uma companhia brasileira e é um pouco mais utilizado do que o TQS decido ao seu custo mais acessível.

Ele pode ser usado para elaboração de projetos estruturais em concreto armado, alvenaria estrutural e estruturas mistas, e possui uma diversidade de ferramentas para todas as etapas do projeto.

Além de possuir um poderoso sistema gráfico de entrada de dados, o programa permite a análise de toda a estrutura em um modelo de pórtico espacial e conta com diversos recursos de dimensionamento e detalhamento dos elementos, como lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas e sapatas.

O certo é que em muitas vezes o Eberick irá se encaixar melhor nas suas necessidades. Seja pelo baixo custo e menor necessidade de suporte, seja pela facilidade do seu uso com layout intuitivo e suas outras vantagens. E em outros casos, o TQS será a melhor ferramenta para o engenheiro estrutural que necessita de um software mais completo e com melhor suporte.

Comparando os softwares TQS e Eberick

Quanto às soluções técnicas, o TQS é um software mais completo, pois as suas configurações são mais editáveis, enquanto o Eberick permite essas edições, mas com algumas limitações.

Quanto à versão demonstrativa, podemos dizer que ambos os softwares disponibilizam versões gratuitas em seus respectivos sites.

A versão gratuita do Eberick disponibiliza todos os módulos, sem limites de pavimentos, entretanto, ela não realiza salvamentos e não gera pdf, sendo necessário fazer o projeto inteiro e um dia, pois no momento de desligamento do computador o arquivo não é salvo. Já a versão gratuita do TQS não apresenta esse problema, mas só te permite construir até 5 pavimentos.

Quanto ao custo, tanto o TQS quanto o Eberick possuem licenças temporárias e vitalícias, e ambos trabalham a partir de módulos. Isto é, com preços que variam conforme as versões disponíveis.

Se compararmos a versão mais completa do Eberick, com a versão mais completa do TQS, a diferença entre o custo de ambos é mais alta. Ou seja, o Eberick o software mais barato. Já em relação às versões iniciais de ambos os softwares,  o TQS é mais caro, mas a diferença de valores em relação à versão inicial do Eberick é menor.

E aí? Gostou deste conteúdo?

Temos cursos de Estruturas de Concreto com TQS e Eberick, clique no link.

Gostou deste conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para mais.