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O Governo do Estado do Rio vai colocar em prática um programa de concessão à iniciativa privada de 13 rodovias e vias expressas. No programa, estão previstas as concessões da Linha Vermelha, Via Light e também das futuras Transbaixada – que vai ligar Via Light à Rio-Petrópolis – e RJ-244 – entre Campos e São João da Barra. A informação foi antecipada por O Globo.

Além delas, as vias que poderão ser licitadas são as seguintes: RJ-127, RJ 145 e RJ-155, no Norte Fluminense, RJ 122, RJ 158, RJ 160 e RJ 186, no Noroeste do estado, RJ 106 e RJ 162, no litoral norte.

A Via Light é considerada uma via subutilizada. Caso seja concedida á iniciativa privada, deverá passar por uma expansão de 9,5 quilômetros, até Madureira. — Foto: Fernanda Rouvenat / G1 A Via Light é considerada uma via subutilizada. Caso seja concedida á iniciativa privada, deverá passar por uma expansão de 9,5 quilômetros, até Madureira. — Foto: Fernanda Rouvenat / G1
A Via Light é considerada uma via subutilizada. Caso seja concedida á iniciativa privada, deverá passar por uma expansão de 9,5 quilômetros, até Madureira. — Foto: Fernanda Rouvenat / G1

O projeto, ainda em estudo, está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Segundo o titular da pasta, Lucas Tristão, as rodovias estão divididas em blocos e o processo de licitação deverá ocorrer até o fim deste ano.

Também de acordo com o secretário, o modelo de concessões prevê a implantação de pedágios.

A secretaria informou que, somadas, as vias que passarão a ser gerenciadas por empresas privadas têm 719,2 quilômetros. A concessão prevê a expansão da Linha Vermelha em seis quilômetros – concretizando a ligação com a Via Light.

A própria Via Light, já há muito tempo subutilizada, também receberia uma expansão de 9,5 quilômetros, chegando a Madureira.

Fonte: G1