fbpx

A ponte pênsil, localizada em Washington no estreito de Tacoma, teve as obras iniciadas em 1938, e os engenheiros perceberam na época que a estrutura oscilava transversalmente devido às correntes de vento. Tentativas para corrigir o problema foram buscadas, sem resultado efetivo. Em 1940, a ponte foi aberta à passagem dos motoristas, muitos deles atraídos pela peculiaridade da construção.

As oscilações que, de início, eram quase uma atração turística, foram a origem da queda da ponte pênsil, em 1940, depois de uma oscilação de aproximadamente 10 horas, após ventos fortes na região. Desde então, foram aprimorados os estudos sobre a Aerodiâmica de Estruturas. Dez anos depois, uma nova ponte foi construída sobre os restos da ponte original.

By Leonardo Sangali

Técnico em Edificações, estudou Engenharia Civil pela Universidade Gama Filho e Engenharia cartográfica pela Uerj, atualmente é graduando de Administração de Empresas. Atuou como Desenhista Projetista na Mendes Júnior SA e em 1987 iniciou como instrutor de AutoCAD na Desckgraphics. Fundou em 1998 o Grupo HCT, empresa especializada na atualização de Engenheiros e Arquitetos. Em 2007 projetou e implementou o primeiro centro de treinamento EAD no Brasil voltado para Engenheiros e Arquitetos, utilizando live streaming, posicionando o Grupo HCT como vanguardista na educação continuada no Brasil.