fbpx

A Torre de Pisa, que se localiza na praça dos Milagres em Pisa, na Itália, causa espanto aos turistas que visitam o local pela inclinação acentuada, uma das maiores atrações do mundo é realmente resultado de um erro de engenharia e por mais de 800 anos, a torre inclinada de Pisa continua a chamar a atenção em todo o mundo por ser um destino popular para turistas.

A construção começou em 1173 em uma base instável composta de lama, areia e argila e grau de compactação muito baixo. Quando os engenheiros chegaram ao terceiro andar, a torre começou a afundar no solo macio e inclinar-se em um lado, eles tentaram corrigir o problema, construindo os andares um pouco maiores do lado mais baixo,mas a medida não deu certo e só prejudicou a construção, porque aumentou a instabilidade com o excesso de peso.

A obra foi concluida em 1350, com 56 metro de altura e 8 andares, desde a sua conclusão estabeleceram diversas tentativas de explicação para que um erro tão grosseiro acabasse interferindo no desenho do edifício, uma primeira explicação diz que a inclinação seria uma homenagem feita a William de Innsbruck, um dos possíveis projetistas da torre que possuía uma corcunda nas costas, outras histórias dizem que a forma é resultado de um protesto feito pelos trabalhadores que recebiam baixos salários.

No ano de 1838, uma obra de restauração acabou atingindo um lençol freático e inundou toda a base da Torre de Pisa. Quase um século depois, o ditador, Benito Mussolini, ordenou que aplicações de cimento fossem postas junto ao alicerce, entretanto, o monumento acabou torto do mesmo jeito.
Na medida em que as técnicas de construção avançaram, ficava mais evidente que o endireitamento da Torre de Pisa era imprescindível à sobrevivência do belo monumento.

A torre foi fechada em 1990 por razões de segurança e milhões de dólares foram despejados para estabilizar a estrutura e configurá-la de volta à posição que tinha em 1838.

Para os geólogos, se não forem tomadas medidas de compensação na base, a torre corre um sério risco de desabar dentro de alguns anos,seria necessário fazer um estudo geotécnico mais apurado do terreno.

Desde o final de 2001, as visitas foram novamente liberadas para aqueles que sonham adentrar essa maravilha arquitetônica do Velho Mundo.

By Leonardo Sangali

Técnico em Edificações, estudou Engenharia Civil pela Universidade Gama Filho e Engenharia cartográfica pela Uerj, atualmente é graduando de Administração de Empresas. Atuou como Desenhista Projetista na Mendes Júnior SA e em 1987 iniciou como instrutor de AutoCAD na Desckgraphics. Fundou em 1998 o Grupo HCT, empresa especializada na atualização de Engenheiros e Arquitetos. Em 2007 projetou e implementou o primeiro centro de treinamento EAD no Brasil voltado para Engenheiros e Arquitetos, utilizando live streaming, posicionando o Grupo HCT como vanguardista na educação continuada no Brasil.