A Noruega está investindo em um dos projetos de infraestrutura mais ambiciosos de sua história, o túnel submarino Rogfast. O túnel ligará os distritos de Randaberg e Bokn, por uma passagem de cerca de 26 quilômetros. O projeto é parte de um plano de modernização da rodovia costeira E39, que terá um custo estimado de 36 bilhões de libras (cerca de R$ 277 bilhões).
O túnel promete revolucionar o transporte na região ao substituir balsas e reduzir significativamente o tempo de viagem. As informações são do jornal britânico The Telegraph.
O que aconteceu
O túnel permitirá que motoristas façam o percurso de Randaberg a Boknem em apenas 35 minutos (atravessando o túnel). Sendo assim, capaz de eliminar as interrupções que existem hoje, possíveis de atravessar apenas com o uso de balsas. Esse trecho compõe uma grande rota na rodovia E39, que conecta Trondheim, no norte, a Kristiansand, no sul. A obra vai eliminar 11 horas de uma viagem, que tem 21 horas entre o norte e sul, de tempo total.
Hoje, a rota é interrompida por sete trechos onde são necessárias balsas para cruzar os fiordes. Segundo Oddvar Kaarmo, gerente do projeto, “quando o túnel estiver concluído, não precisaremos depender do bom tempo para manter as estradas abertas.”
A nova infraestrutura facilitará o transporte de bens e atrairá visitantes para a costa oeste da Noruega, otimizando o desenvolvimento econômico da região.
O orçamento para o Rogfast é de aproximadamente 1,6 bilhão de libras (cerca de R$ 12 bilhões). Cerca de 40% do custo será financiado pelo governo, enquanto o restante virá de um pedágio estimado em 30 libras por passagem (cerca de R$ 228,07).
Como será o túnel
O Rogfast será escavado em rochas abaixo da água, atingindo uma profundidade máxima de 1.300 pés (cerca de 396 metros), tornando-se o túnel submarino mais profundo do mundo. Com 16,5 milhas de extensão (aproximadamente 26,5 km), ele contará com quatro pistas distribuídas em dois túneis paralelos.
As obras começaram em 2018, mas sofreram atrasos durante a pandemia. A inauguração está programada para 2033.
Cerca de meio ano após a última perfuração e explosão, temos que entregar o projeto, então temos que fazer muito trabalho simultaneamente. É mais sobre logística do que tunelamento
Oddvar Kaarmo, gerente do projeto Rogfast em entrevista ao The Telegraph.
Fonte: UOL