fbpx

Confira aqui seis tendências que estão se consolidando no mercado e que não só vão melhorar o desempenho da sua construtora, mas também conquistar e fidelizar muitos clientes e novos negócios: 

  1. Realidade Aumentada;
  2. Projetos sustentáveis;
  3. BIM (Building Information Modeling);
  4. Automação predial;
  5. Espaço pet;
  6. Horta comunitária.

Agora que você conhece as seis tendências da construção civil para o próximo ano, entenda melhor cada uma delas e como isso afeta os seus projetos e o seu planejamento para 2023, vamos lá: 

Realidade aumentada

Por meio dessa ferramenta é possível planejar com mais precisão as expectativas e medidas de um projeto. A realidade aumentada possibilita visualizar uma construção em 3D e ter mais noção de um processo e da qualidade do serviço, assegurando uma melhor entrega para o cliente. 

Projetos sustentáveis

A sustentabilidade já está em alta há bastante tempo em muitos setores do mercado. Aquino blog existem alguns textos que trouxemos soluções como, painéis solar, telhado verde, tijolo ecológico e outros. 

Embora os projetos sustentáveis já sejam uma realidade, além de contribuir para o ecossistema, a sustentabilidade também diminui os custos, tornando os projetos mais viáveis, e podendo ser um fator decisivo para alguns compradores. 

O projeto com certificação de sustentabilidade tem uma tendência a ser mais bem visto e proporcionam para as empresas uma economia mais rentável.

BIM (Building Information Modeling)

O BIM é um facilitador na revisão de projetos em andamento antes da finalização. Essa é uma ferramenta que dá mais precisão aos passos que precisam ser seguidos na obra. 

Essa tendência do mercado da construção garante mais facilidade e praticidade para o engenheiro, assim como também torna todo o processo mais assertivo. 

Automação predial

Já ouviu falar desta tendência? Essa é uma tecnologia que permite mais economia, segurança e otimização no trabalho dos profissionais envolvidos na construção. Projetos que têm automação predial melhoram as suas construções, reduzem custos e tornam o projeto mais eficiente. 

Espaço pet

Quantas pessoas que você conhece tem um pet em casa? 

Uma tendência que vem tomando espaço globalmente é a adoção de animais, por parte dos casais, no lugar de terem filhos. O movimento e o mercado pet, que faz circular R$50 bilhões, segundo a Exame, não pode ser ignorado. 

Resumidamente, os pet places são parquinhos para que os bichinhos de estimação, principalmente cachorros, possam ficar livres e ter um espaço seguro para brincar. Vários lugares como condomínios e shoppings já estão adotando esse tipo de acomodação. Essa é uma tendência importante para ficar de olho e saber mais. 

Horta comunitária

Outro movimento que está acontecendo e combina com sustentabilidade são as hortas comunitárias. Essa é uma tentativa de trazer o conceito de agricultura local, junto com bem-estar, para tornar as cidades um pouco mais verdes e as comidas mais naturais. 

Já é muito comum que os moradores cultivem individualmente em suas sacadas alguns vasos com temperos, mas aqui a ideia é que todos cuidem de uma horta em um espaço comum e tenham acesso ao que foi cultivado. 

Outras tendências da construção civil para ficar atento

Essas são apenas algumas das tendências da construção civil para 2023. Também existem outras que já estão mais bem consolidadas, como os softwares de gestão de obras. Essas ferramentas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e uma das principais apostas para as empresas crescerem no ano que vem. 

Fonte: Obra Prima

Siga-nos em nossas redes sociais para mais conteúdo sobre engenharia e arquitetura!