fbpx

Uma das grandes novidades que vem ganhando adesão no setor da construção civil é a madeira engenheirada. Seu destaque está ligado ao fato de que peças desse material demandam um processo de montagem mais prático e rápido do que as tradicionais do mercado.

Tendo em mente que o mercado tem demandado novas, e mais ágeis, formas de construção, a madeira engenheirada tem total possibilidade de se popularizar ainda mais.

O que é a madeira engenheirada e quais seus tipos?

Este tipo de material é uma madeira processada industrialmente e transformada em uma propriedade construtiva de extrema qualidade. Sua composição atende às mais relevantes demandas e tendências da construção civil, como maior eficiência, sustentabilidade e produtividade das obras.

O principal objetivo da criação deste componente é otimizar o seu desempenho e principalmente para efeitos de sustentabilidade ambiental, sendo muito mais benéfico e ecológico, do que as outras categorias de materiais usados.

O termo madeira engenheirada refere-se a uma gama de produtos feitos a partir de eucalipto ou pinus que, após a sua extração, são submetidos a tratamentos que agregam homogeneidade e qualidade ao material.

Ela pode passar por variados processos, obtendo algumas outras categorias do mesmo material. Por isso, temos outros tipos de madeira engenheirada que podem ser produzidas:

(CLT) Cross Laminated Timber: Madeira Laminada Cruzada

Sua composição é constituída de no mínimo 3 camadas de madeira laminada colocadas de forma perpendicular umas às outras. Este modelo costuma ser utilizado em paredes, pisos e forros de casas de madeira.

(MLC) Glue Laminated Timber: Madeira Laminada Colada

Ela é feita a partir da união de lâminas de madeira com dimensões reduzidas que são coladas entre si de forma paralela. Sua produção atende a fins estruturais de alta segurança em vigas e colunas.

Onde pode ser utilizado este material?

A madeira engenheirada pode ser aplicada em diversos projetos de construções civis existentes. Vale frisar que os tipos desses componentes anteriormente mencionados são recomendados para certa etapa da obra, como a realização das vigas e colunas (MLC) de um prédio ou montagem de pisos e paredes (CLT).

O componente é comumente utilizado em:

  • estruturas de grande porte;
  • edifícios de madeira;
  • residências.

Principais benefícios:

Material sustentável

Seu impacto ambiental na sociedade é uma das principais vantagens da madeira engenheirada em uma obra. Sua matéria-prima é renovável e de produção sustentada pelo setor florestal e agroflorestal.

Os meios tradicionais de construção são responsáveis pela maior parte da emissão do gás carbônico na atmosfera. Isso se explica por ser proveniente da fabricação de materiais como o concreto e o cimento.

Com a madeira engenheirada, a propagação desses gases diminui drasticamente pelo fato de a matéria-prima deste componente ser capaz de estocar o dióxido de carbono e, consequentemente, reduzir o efeito estufa a médio e longo prazo.

Outro fato importante a ser ressaltado é sobre a quantidade de entulho que se gera nas obras. Enquanto as construções tradicionais como alvenaria chegam a formar mais de 100 quilos de lixo por metro quadrado, as de madeira engenheirada em CLT ou MLC fazem números bem menores.

Construção leve e segura

A leveza do material e a facilidade do içamento de peças são pontos bastantes positivos por aqui. Com isso, o processo de construção utilizando o material se torna muito mais ágil e seguro.

A estrutura da madeira engenheirada é tão resistente quanto as de concreto armado e aço. A partir disso, é possível concluir que um tipo de construção com esses componentes quebrarem ou desabarem são praticamente nulas.

Um detalhe importante é que a madeira seca do mesmo possui ⅕ do peso do concreto.

Maior versatilidade

Outra vantagem relevante é a agilidade na construção que o material proporciona. As propriedades dessa madeira são capazes de torná-la de fácil manipulação, logo, o material obtém maior liberdade criativa com desenhos e formas para projetos arquitetônicos.

Como essa peça é pré-fabricada, a construção como um todo fica mais simples e otimizada.

Fonte: Armac

Gostou desta matéria? Então siga-nos nas redes sociais.