fbpx

O concreto está tão presente no cotidiano de todos, que encontrar formas para agilizar as obras, mas mantendo os padrões de segurança e de qualidade são aspectos fundamentais. Por isso, o concreto pronto tem se mostrado, a cada dia, a solução mais eficiente para os mais diferentes tipos de projetos. E para te ajudar a entender tudo sobre concreto pronto, nosso post de hoje é exatamente sobre isso. Vamos lá?

Tipos de concreto:

Os concretos podem ser categorizados de várias maneiras distintas, sendo os tipos principais:

Concreto convencional: recebe esse nome por ser produzido a partir de uma mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem ser adicionado aditivos. Sua resistência pode variar de 10 a 40 Mpa.

Concreto bombeável: É uma variação do concreto convencional. Sua consistência é mais líquida e, para isso, aumenta-se a quantidade de água e diminui-se a granulometria do agregado, além de adicionar um aditivo para produzir, assim, um concreto menos denso. Sua colocação na obra é por meio de bombeadores (tubulação que sai do caminhão betoneira).

Concreto leve: é um tipo de concreto produzido com agregados leves e, por isso, sua densidade será, em média, dois terços da densidade do concreto tradicional. Esse tipo de concreto apresenta maior porosidade e, por isso, seu uso é muito específico como, por exemplo, para regularização de superfícies.

Concreto pronto (concreto usinado): é aquele dosado na central. Ou seja, o concreto pronto é produzido com uma quantidade certa e rigorosa dos materiais, tendo um controle de qualidade elevado.

Concreto armado: a grande diferença do concreto armado está na colocação de armaduras de barras de aço que irão proporcionar ao concreto resistência e tração. Esse tipo de concreto é muito utilizado em projetos depilares e lajes, por exemplo.

Quais são as principais normas para o uso de concreto e do concreto pronto?

O concreto é uma mistura de água, cimento, agregados e aditivos. Já o concreto pronto, até pela forma pela qual ele é produzido, é possível garantir diversos padrões de qualidade e desempenho. Porém, independentemente do tipo de concreto (concreto pronto ou os demais tipos), quais são as principais normas a serem seguidas? Separamos aqui as principais.

NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento

A NBR 6118 é a principal norma quando o assunto é estruturas simples de concreto, concreto armado e protendido. E, na sua última versão, traz uma novidade: agora também discorre sobre o concreto com resistência superior a 50 Mpa.

NBR 7212: Execução de concreto dosado em central – Procedimento

A NBR 7212 estabelece requisitos para o concreto dosado nas centrais, ou seja, aborda o concreto pronto e os seus procedimentos.

NBR 12655: Concreto de cimento Portland — Preparo, controle, recebimento e aceitação — Procedimento

Já a NBR 12655 é aplicável ao concreto de cimento Portland para estruturas moldadas na obra, estruturas pré-moldadas e componentes estruturais pré-fabricados para edificações e estruturas de engenharia. No caso, esta NBR também é aplicada ao concreto pronto.

NBR 9062: Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado

NBR 9062 foca na produção de estruturas pré-moldadas. Um dos seus objetivos é criar mais sintonia entre a fase de projeto e a prática, além de conferir segurança, estabilidade e manter um controle adequado da qualidade.

Principais vantagens do concreto pronto

Os principais benefícios do uso do concreto pronto em detrimento do concreto convencional misturado na própria obra são:

Rapidez e praticidade: o concreto pronto traz rapidez no preparo e praticidade da aplicação, pois o caminhão já vem com todo o concreto pronto que será necessário para a obra.

Consistência: a consistência do concreto pronto é maior do que o concreto feito à mão.

Uniformidade: como o concreto pronto é uma mistura feita industrialmente, ele é muito mais uniforme e com um padrão de qualidade altamente elevado.

Custo-benefício: por todos esses benefícios, o concreto pronto gera um excelente custo-benefício para a obra e o resultado final do projeto.

Desta forma, percebe-se que a crescente complexidade das estruturas e a necessidade de executar as obras em um menor tempo, mas com altos padrões de qualidade, a utilização do concreto pronto torna-se uma solução extremamente ágil e eficiente.

Fonte: Blog do Concreto

Gostou deste conteúdo? Siga-nos em nossas redes sociais para mais!