fbpx

No dia a dia, somos expostos a vários tipos de ruídos. Acompanhados do cotidiano agitado da maioria das pessoas, os ruídos podem se tornar estressantes quando ocorrem em momentos de relaxamento, como na nossa casa. É por isso que o isolamento acústico deve ser realizado durante a construção de edifícios, residenciais e comerciais. A técnica permite que os barulhos de fora não interfiram no ambiente interno e vice-versa.

Acompanhe a leitura e descubra por que o isolamento acústico é tão importante na construção civil!

O que é isolamento acústico?

O isolamento acústico é uma técnica utilizada na construção civil para diminuir a passagem de som entre os ambientes. No Brasil, a NBR 15.575 foi lançada em 2013 visando normatizar e determinar os níveis mínimos de isolamento acústico.

Podemos observar que a criação da NBR mostra a importância do projeto de isolamento acústico nas obras.

Quais os tipos de materiais mais comuns?

Os materiais indicados para isolamento acústico são aqueles com alta densidade, característica que ajuda a reter a passagem de som entre as duas superfícies. A seguir listamos os materiais mais utilizados.

Lã de rocha

A lã de rocha é originada de um tipo de rocha vulcânica. O material é resistente ao fogo e tem ótima absorção acústica. A lã de rocha pode ser encontrada na forma de manta, flocos, painel e outras.

Lã de vidro

Assim como a lã de rocha, a lã de vidro tem boa eficiência acústica e não entra em combustão. A maior diferença entre as duas é a origem, já que a lã de vidro é fabricada a partir de sódio e sílica em altas temperaturas.

Espumas acústicas

As espumas acústicas têm sua fabricação de diversos materiais, como o poliuretano, mas desde que tenham aditivos para impedir o alastramento de fogo e a produção de fumaça em caso de incêndio.

Borrachas sintéticas e lã de PET

Ambas têm forte apelo sustentável e sua fabricação se dá a partir da reciclagem de materiais. A borracha sintética tem sua produção a partir de pneus, enquanto a produção da lã é a partir da reciclagem de garrafas de plástico.

Quando utilizar?

O responsável pelo empreendimento fará um estudo do local e das normas vigentes para indicar o isolamento acústico. Não existe no entanto uma regra específica que determine os locais em que é permitido ou não instalar o sistema de isolamento acústico. Dessa forma, sua utilização se dá em todos os tipos de ambiente e empreendimentos.

Quais os benefícios de utilizar isolamento acústico?

Garantir conforto nas habitações

A utilização de novas tecnologias na construção civil permitiu a melhoria de processos e o aumento na qualidade de materiais, como no caso das paredes e lajes. Hoje é possível encontrar paredes bem mais finas que antigamente e sem comprometer o desempenho estrutural.

Tudo isso faz então parte de cálculos que diminuem o desperdício de recursos. Apesar dos avanços, essas transformações podem reduzir o desempenho acústico da edificação.

Diminuir a poluição sonora

O barulho causado por obras, trânsito e outros gera desconforto aos moradores que buscam lares tranquilos. O isolamento acústico diminui a interferência do movimento da rua dentro de casa.7

Aumentar a privacidade dos moradores

A falta do isolamento em conjuntos habitacionais ou residências muito próximas se faz notar, principalmente, nos momentos incômodos. As construções com paredes compartilhadas que não recebem tratamento acústico permitem escutar conversas alheias, sons de salto no piso, arraste de móveis e outros.

Esses fatores contribuem para o aumento de conflito entre vizinhos, além de gerar estresse nos momentos de descanso.

O isolamento acústico aumenta a qualidade de vida dos moradores. O incômodo com os barulhos de fora da casa pode causar desde pequenos aborrecimentos a uma grave situação de estresse. Por isso, se faz necessário que as empresas de construção civil sigam as normas vigentes para agregar qualidade de vida e conforto aos moradores.

Quer se especializar e trabalhar com Conforto Acústico?

Temos o curso de Conforto Acústico em Edificações no Grupo HCT