Carga Horária: 40 horas
Início Imediato
Acesse: https://webstore.grupohct.com.br/superestrutura-ferrovias/
Público: Engenheiros e Estudantes de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Ambiental, Segurança do Trabalho, Produção dentre outras), Administradores, Economistas e profissionais de Logística, assim como as demais profissões da área de Ciências Exatas, incluindo cursos de Tecnólogos ligados à Engenharia, que tenham contato com meio ferroviário e possam exercer tais funções dentro de suas empresas. Os níveis de aprendizado englobam os seguintes cargos: Técnicos (Analistas e Supervisores), Especialistas (Gerentes e Coordenadores) e Gestores (Diretoria e Superintendência).
Objetivo: Aprender conceitos ligados à ferrovia de Carga e Passageiros no Brasil e no mundo; Conhecer os conceitos sobre Superestrutura Ferroviária; Detalhar os componentes da superestrutura ferroviária – materiais e aplicabilidades; Entender sobre as etapas de ensaios de materiais de Via Permanente Ferroviária; Conhecer Normas e Especificações Técnicas existentes para ferrovia.
Descrição: Conceitos gerais de Superestrutura e suas etapas construtivas: Lastro Ferroviários e suas aplicabilidades; Ensaios de Lastro Ferroviários; Dimensionamento de Lastro Ferroviário. Dormentes e suas particularidades: Tipos de dormentes mais utilizados; Vantagens e Desvantagens entre os Diversos tipos de dormentes; Particularidades dos Dormentes utilizados em Ferrovias de Carga e Passageiros. Trilho Ferroviários e suas aplicabilidades: Características e Composição Químicas dos elementos ferrosos; Processo de Fabricação de Trilhos Ferroviários; Anomalias características de Trilhos e suas Causas; Acessórios de Fixação – tipos e características; Aparelho de Mudança de Via (AMV) – conceitos e tipologias; Identificação dos elementos de um AMV; Normas e Regras dos AMV’s; Dimensionamento e Aplicabilidade dos AMV’s. Histórico das Soldas Aluminotérmicas e Elétricas: Processos mais utilizados no mundo; Características e Tipos de Soldas Aluminotérmicas Existentes; Principais Defeitos em Solda Aluminotérmica e Elétrica.