fbpx

O refino de petróleo envolve a transformação do petróleo bruto em vários produtos, como gasolina, diesel e diesel, entre outros. Com um número significativo das maiores refinarias de petróleo do mundo localizadas na região da Ásia-Pacífico, EUA. Os EUA, China, Rússia, Índia e Japão estão entre os países com maior capacidade de refino.

USA
Com uma capacidade de refino de 18.567 mil barris por dia em 2017, os EUA UU Eles têm a maior capacidade de refino de petróleo do mundo, de acordo com a Revisão Estatística Mundial de Energia da BP 2018. O país abriga uma das maiores refinarias de petróleo do mundo, Port Arthur. Refinaria, localizada no Golfo do México em Port Arthur, no Texas.

A refinaria de Port Arthur, operada pela Motiva Enterprises, produz gasolina, destilados, combustível de aviação, óleos básicos lubrificantes e produtos químicos e solventes. As outras grandes refinarias dos Estados Unidos são Baytown, no Texas, e a refinaria de Garyville, na Louisiana. A refinaria começou a operar em 1903. O Texas responde por aproximadamente um quarto da capacidade total de refino do país.

China

A gigante asiática possui a segunda maior capacidade de refino de petróleo do mundo, com 14.513 mil barris por dia em 2017. O país respondeu por 14,8% da capacidade mundial de refinaria por dia. A Sinopec e a CNPC / PetroChina são os principais players do setor de refino de petróleo da China.

A Fushun Petrochemical Company é a principal refinaria na China. Localizada em Fushun, província de Liaoning, nordeste da China, é a divisão petroquímica da PetroChina. Outras importantes refinarias do país incluem a refinaria SINOPEC Anqing Company, a refinaria SINOPEC Beijing Yanshan Company, a refinaria CNCP (PetroChina) Lanzhou e a refinaria SINOPEC CPCC Guangzhou Branch, entre outras.

Russia

A Rússia ocupa o terceiro lugar na lista dos países com maior capacidade de refino de petróleo. A capacidade de refino do país era de 6,584 mil barris por dia em 2017, representando 6,7% da capacidade mundial de refinaria por dia. A Rússia é também um dos maiores países produtores de petróleo do mundo. A Rosneft, uma empresa estatal, é a maior refinadora do país. A empresa possui e opera várias refinarias importantes no país.

As principais refinarias operadas pela Rosneft incluem a refinaria de Angarsk, a refinaria de Tuapse, na costa do Mar Negro, a refinaria de Komsomolsk, no Extremo Oriente da Rússia, e a refinaria de Achinsk, no leste da Sibéria e Kuibyshev. Segundo o site da empresa, sua unidade de refino possui 13 grandes refinarias localizadas em importantes regiões do país. O volume de refino de petróleo nas refinarias russas da empresa foi de mais de 100 milhões de toneladas em 2017. As mini-refinarias da Rosneft na Federação Russa registraram um desempenho de processamento de 1,9 milhão de toneladas em 2017.

Índia

A nação do Sul da Ásia registrou uma capacidade de refino de 4.972 mil barris por dia em 2017, de acordo com o relatório de revisão estatística da BP. Uma parte significativa de suas importações de petróleo bruto é do Oriente Médio. O país abriga a maior refinaria de petróleo do mundo, a refinaria de Jamnagar. De propriedade e operada pela Reliance Industries, a refinaria tem uma capacidade de processamento de petróleo bruto de 1,24 milhões de barris por dia (bpd). Com uma área de 7.500 acres, a refinaria foi construída com um investimento de US $ 6 bilhões.

A refinaria de Vadinar, operada pela Essar, também localizada no distrito de Jamnagar, em Gujarat, é a outra grande refinaria de petróleo do país. A refinaria de Kochi, a refinaria de Guwahati, a refinaria de Panipat, a refinaria de Paradip e a refinaria petroquímica de Mangalore são as maiores refinarias de petróleo do país.

Japão

Com uma capacidade de refino de 3.343 mil barris por dia em 2017, o Japão ocupa o quinto lugar na lista. O país é também um importante importador de petróleo. Com capacidade de refino de 100.000 barris / dia a partir de março de 2018, a refinaria de Sakai é a principal refinaria de petróleo do país. É operado pela Cosmo Oil. A refinaria de Sakai começou a funcionar em outubro de 1968. A Nippon Oil e a Idemitsu Kosan são as outras grandes empresas de refino de petróleo no país.

Fonte: O Petróleo