fbpx

Avanço na tecnologia. A Repsol Sinopec, a Ouro Negro e o Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, firmam uma parceria para desenvolver em conjunto um protótipo de sistema robótico modular autônomo para inspeção e atuação em poços de petróleo. Sob a marca registrada Wellrobot, o projeto visa criar uma nova ferramenta para avaliar a integridade mecânica de poços produtores de óleo ou gás e poços injetores com completação seca, de forma a gerar dados que possam subsidiar operações de plugueamento e abandono.

Eduardo Costa, CEO da Ouro Negro disse que “A nossa empresa tem a inovação em seu DNA. Este projeto está totalmente alinhado à estratégia de crescimento da companhia, não apenas pelo seu escopo, mas também por adotar o modelo de inovação aberta, pois acelera o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, como a que essa parceria trata. É uma grande satisfação poder trabalhar ao lado da Repsol Sinopec e da PUC-Rio. Esse sistema robótico vai reduzir custos, principalmente da perfilagem e tempo de sonda, e riscos operacionais, otimizando uma etapa crítica da indústria de petróleo, que é a operação e plugueamento e abandono, tendo em vista principalmente o cenário do descomissionamento em bacias maduras”.

Marco Antonio Meggiolaro, do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio e coordenador do Laboratório de Robótica da PUC-Rio, acredita que “A parceria Universidade-Empresa permitirá um desenvolvimento acelerado desse sistema robótico inovador, através da integração de equipes com conhecimentos complementares em desenvolvimento de hardware de alta confiabilidade e de software inteligente de controle, necessários para a execução das tarefas desafiadoras propostas”.

Fonte: PetroNotícias