fbpx

O estado norte-americano de Nova York aprovou uma legislação que proíbe a extração de petróleo e gás offshore nas águas do Estado.

A nova lei, assinada pelo governador Andrew M. Cuomo, proíbe a exploração e perfuração de petróleo e gás em todas as áreas offshore sob administração estadual.

A legislação também proíbe o arrendamento de terras costeiras submarinas estatais para exploração e produção de combustíveis fósseis. Estima-se que isso diminua a iniciativa da administração federal de abrir as águas offshore do país para a exploração de petróleo e gás.

Em 2017, o governo dos EUA propôs um novo Programa Nacional de Leasing de Óleo e Gás da Plataforma Continental Exterior para 2019-2024. O plano propunha a abertura de cerca de 90% das águas costeiras dos EUA para perfuração.

O plano foi veementemente contestado por vários estados costeiros e grupos ambientalistas que expressaram preocupação de que a mudança possa causar danos significativos à flora e fauna submarinas.

“Esta legislação para proibir a perfuração em alto-mar nas hidrovias de Nova York é parte de nossos esforços contínuos para proteger nossa qualidade de água e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.”
Em um comunicado, o governo de Nova York observou que a abertura de águas estatais para perfuração offshore ameaçaria suas indústrias de turismo e pesca, que fazem importantes contribuições para a economia do estado costeiro.

Acrescentou que qualquer potencial derramamento de óleo pode prejudicar o Porto de NYNJ, o maior da costa atlântica, que suporta 400.000 empregos indiretos e 229.000 empregos diretos.

Desde o ano passado, seis estados dos EUA já aprovaram novas leis para restringir a perfuração offshore.

A vice-governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse: “Esta legislação para proibir a perfuração em alto-mar nas hidrovias de Nova York é parte de nossos esforços contínuos para proteger nossa qualidade de água e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

“Embora o governo federal não consiga lidar com a ameaça de danos ambientais, Nova York continua liderando o caminho com nossas metas agressivas de energia limpa e compromisso de combater as mudanças climáticas por um ambiente mais limpo e mais verde para as gerações futuras.”

Na semana passada, a administração federal teria decidido suspender seu plano de perfuração offshore de petróleo e gás até que todos os processos de apelação legal pendentes fossem liberados.

Fonte: O Petróleo