fbpx

Localizada no coração da Ilha de la Cité, a Catedral Notre-Dame, uma das principais construções medievais de Paris, foi atingida por um grave incêndio na tarde desta segunda-feira (15). De acordo com a imprensa local, a polícia trata o ocorrido como um “acidente” e as causas ainda não foram informadas.

Considerada um símbolo do poder episcopal desde o século XII, sua construção teve início em 1163 e durou mais de 170 anos. A polícia francesa acredita que o incêndio pode estar ligado às obras de revitalização que vinham sendo feitas no telhado da torre, uma das áreas mais visitadas por turistas.

Importância histórica
Com construção dedicada à Virgem Maria, a Catedral de Notre-Dame virou referência da arquitetura gótica e foi palco de diversos eventos históricos, como o depósito das santas relíquias atribuído ao rei Luis IX, em 1329. Atualmente, essas reliquias são apresentadas aos fiéis durante missas especiais.

A Catedral de Notre-Dame também serviu de cenário para a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador, em 1804. O episódio, imortalizado pelo pintor Jacques-Louis David, pode ser visto no Museu do Louvre.

Mas foi após a publicação do romance “O Notre-Dame de Paris”, de Victor Hugo, que a Catedral foi celebrada ao redor do mundo. A obra de 1831 foi adaptada para o cinema e para o teatro, imortalizando a figura do “Corcunda de Notre-Dame”.

A arquitetura
Com a premissa de construir templos tão audaciosos, capazes de unir o mundo terreno ao mundo divino, a arquitetura gótica ficou conhecida com a invenção do teto côncavo. Em forma de ogivas, arcos diagonais reforçavam a estrutura da arcada gótica, o que permitia a elevação do edifício.

Consagrada à Virgem Maria, a Catedral de Notre-Dame tem a fachada ornamentada com estátuas que retratam cenas bíblicas. O portal central, por exemplo, remete ao “Último Julgamento”, onde Cristo é representado na cena como peso da almas, portal de grande influência para os fiéis na Idade Média.

Fonte: Casa Vogue