fbpx

A petrolífera estatal de Abu Dhabi, a Emirados Árabes Unidos (ADNOC), revelou planos de adotar blockchain para operações de produção de petróleo e gás, em colaboração com a IBM.

Abdul Nasser al-Mughairbi, gerente de unidade digital ADNOC, anunciou a decisão de usar a tecnologia enquanto falava na Assembléia Mundial de Capital de Energia em Londres, no Reino Unido.

Al-Mughairbi disse: “Acreditamos que esta poderia ser a primeira aplicação do blockchain na contabilidade da produção de petróleo e gás em qualquer parte do mundo. Ele demonstra como o DNAOC está alavancando parcerias inovadoras para liberar o poder da tecnologia e do pensamento criativo para melhorar a eficiência e oferecer maior desempenho.

“Blockchain é um trocador de jogo. Reduzirá substancialmente nossos custos operacionais, eliminando processos demorados e trabalhosos, reforçando a comercialização e comercialização de nossos produtos e criando valor sustentável de longo prazo que garantirá que a ADNOC cumpra sua estratégia de crescimento inteligente para 2030. ”

A estratégia 2030 da ADNOC pretende aumentar o crescimento e a rentabilidade em toda a empresa nos próximos 12 anos, centrando-se em três áreas; maior rentabilidade a montante, maior valor a jusante e fornecimento de gás mais sustentável e rentável. Como parte da estratégia, a ADNOC Drilling vendeu 5% de suas ações à Baker Hughes para usar seus serviços para impulsionar a eficiência operacional.

A tecnologia blockchain não apenas fornece uma plataforma segura para rastreamento, validação e negociação, mas também reduz o tempo de transação, aumenta a eficiência e aumenta a confiabilidade dos dados registrados nos níveis de produção.

O aplicativo permite o armazenamento de dados, que só podem ser alterados com o consentimento de uma maioria de rede e, portanto, todos os participantes estão envolvidos em processos como verificação e auditoria de transações.

Por exemplo, ele pode registrar automaticamente quanto petróleo bruto é enviado do poço de produção para a refinaria ou quanto gás natural liquefeito é trocado entre empresas operacionais ou exportadas para clientes no exterior, e a que preço.

Ele também pode acompanhar o desempenho do ADNOC em termos de sua estratégia de crescimento limpo.

O vice-presidente de soluções químicas e de petróleo da IBM, Zahid Habib, disse: “Com este piloto, ADNOC dá um enorme salto em termos de proveniência de ativos e recursos financeiros, o que, em termos mais simples, permite rastrear irrefutavelmente, cada molécula de petróleo e seu valor, do bem ao cliente.

“Isso abre o potencial para reinventar digitalmente a cadeia de valor de hidrocarbonetos da ADNOC, adiciona uma dimensão única à sua visualização de dados no Panorama Digital Command Center e acelera o ADNOC para a sua Visão 2030”.

O blockchain para as operações de petróleo e gás proporcionará um elo mais forte entre clientes e investidores, com a transparência aprimorada e vital para garantir que riscos futuros de negócios sejam mitigados.

Fonte: O Petróleo