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PEQUIM – A gigante chinesa da internet Tencent Holdings anunciou no domingo sua primeira reestruturação em seis anos, em um momento em que enfrenta crescentes desafios com a regulamentação governamental mais rígida.

A remodelação acontece no momento em que a Tencent, que registrou uma forte queda no valor de mercado este ano, está enfrentando novas críticas de analistas e investidores desanimados com as barreiras regulatórias, uma estratégia difusa no exterior e dívidas crescentes.

A empresa de jogos e mídias sociais é uma das várias empresas de internet chinesas cujas perspectivas estão sendo questionadas após anos de crescimento espetacular.

A empresa, com sede em Shenzhen e listada em Hong Kong, disse no comunicado de domingo que vai consolidar três grupos de negócios de conteúdo em uma unidade e criar um novo grupo para nuvem e indústrias inteligentes.

O movimento é visto na melhoria dos serviços de oferta de dados baseados em nuvem para clientes corporativos, dominado na China pelo rival Alibaba, e aumentando sua capacidade de oferta de conteúdo para uma ampla gama de serviços como WeChat, música, jogos e outros entretenimentos.

A Tencent “continuará a explorar a integração de conteúdo, social e tecnologia que é mais adequada para tendências futuras, e promoverá a atualização da internet do consumidor para a internet industrial”, acrescentou.

A empresa disse que também criará um comitê de tecnologia para ajudar a fortalecer sua pesquisa e desenvolvimento e promover colaboração e inovação.

Fundada em 1998, a Tencent desfrutou de crescimento ininterrupto desde a abertura de capital em 2004 até este ano. As ações subiram mais de 88 vezes após o IPO, e seu valor de mercado atingiu um pico de 578 bilhões de dólares em janeiro deste ano.

Na sexta-feira, as ações da Tencent em Hong Kong fecharam em 323,20 dólares de Hong Kong, em comparação com 406 dólares de Hong Kong no final de 2017.

Atingida pela repressão intensificada da China aos jogos online, a Tencent registrou sua primeira queda trimestral do lucro em quase 13 anos.

O principal negócio da Tencent são os videogames, mas a empresa também administra a rede social dominante da China, a WeChat, com mais de 1 bilhão de usuários.

Fonte: Reuters