fbpx

A quem tem um imóvel, seja residencial, seja comercial, seja institucional, a desvalorização imobiliária é uma grande adversidade.

Você sabia que um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicado em 2024, prevê queda de valor de imóveis em 11 diferentes regiões metropolitanas do Brasil? O número é bem expressivo e relevante.

Muitos fatores a ocasionam, é certo, de entre os quais o aumento de juros de crédito, excesso de oferta e queda de crescimento econômico.

Contudo, é ocasionada também pelo crescimento desmedido de cidades e pelas consequências deste, que são: sobrecarga estrutural, danos à natureza, enchentes e esfacelos à saúde populacional.

Muitas áreas prometem-se como respostas a essas dificuldades, de entre as quais se destacam a engenharia civil, a saúde urbana e a recuperação de áreas degradadas.

Contudo, uma destas destaca-se em relação a todas: o paisagismo, um campo multidisciplinar cujos propósitos são o gerenciamento e o planejamento de espaços externos, com ênfase em áreas verdes.

Por ele ter como finalidades um melhor aproveitamento de espaços e viabilizar a sustentabilidade em zonas urbanas, ele mostra-se especialmente útil à minimização de todos esses problemas.

A atenuação dessas condições, que causam a desvalorização imobiliária, torna possível ver propriedades que investem em paisagismo serem revalorizadas ou terem um aumento considerável em sua avaliação de mercado.

Esses são, então, os principais motivos pelos quais ele é uma solução muito aplicada aos e pelos imóveis mais bem reputados e mais bem cotados nesse mercado.

Portanto, se você também quiser destacar a sua propriedade no ramo imobiliário, conhecerá aqui os principais métodos com que o paisagismo permite, mitigando problemas causados pelo crescimento de cidades, a valorização de seu imóvel.

O que é o paisagismo?

Primeiro, é preciso explicar que o paisagismo é um campo multidisciplinar que abarca noções de arquitetura, engenharia, horticultura, ciências ambientais e até sociologia.

Logo, essa completude de conhecimento faz ela ser bem precisa em seus objetivos, que são a gestão, o melhor uso de espaços, tendo enfoque em sustentabilidade, uma urgência hoje.

E é o foco nessa necessidade premente que é a sustentabilidade, por sua vez, que faz o paisagismo evidenciar muitos problemas vindos das grandes cidades, como estes:

  • Sobrecarga de infraestrutura;
  • Falta de espaço;
  • Enchentes;
  • Deslizes naturais;
  • Poluição.

Quando os evidencia e os coloca à luz, o paisagismo ao mesmo tempo lhes promete resoluções e soluções muito completas, das quais muitos imóveis bem cotados hoje usufruem.

Como o paisagismo eleva o valor de um imóvel?

Com todas essas explicações, fica fácil entender o porquê de propriedades valorizadas investirem tanto em paisagismo. Porém, esse porquê não se resume a um único motivo, mas sim a estas razões:

Com foco em áreas verdes

Essa abordagem multidisciplinar enfoca algo que muitos imóveis desvalorizados no mercado imobiliário negligenciam, que é a sustentabilidade e a atenção à edificação de zonas verdes e naturais.

Um estudo da Université Paris-Est Créteil, francesa, comprova que a inserção de áreas arbóreas e verdes em uma propriedade incrementam o seu valor de mercado em 15%.

Esses resultados foram obtidos por meio de métricas vindas de técnicas econométricas, em se analisando dados de transição imobiliárias na região metropolitana de Paris, entre 2005 e 2008.

Evitamento de desastres naturais

Agora, na esteira da primeira razão é possível pôr também o fato de que propriedades com preços mais altos, sejam de Loja de bombas hidráulicas ou qualquer outra coisa, são as que focam o controle de inundações, tempestades, deslizamentos e efeitos de secas violentas.

Há imóveis em cujas instalações tem superfícies permeáveis, que fazem absorção plena ou parcial da água, algo que evita a iminência de enchentes e deslizamentos.

Ventos violentos e tempestades, por sua vez, são evitados com barreiras vegetais, que entravam o fluxo dos ventos e das águas.

Quanto às secas, a evapotranspiração da vegetação faz que se resfrie o local em que ela está, tornando-o mais fresco e habitável.

Com tudo isso, um imóvel de banho maria elétrico para restaurante, por exemplo, sucumbe menos a desastres naturais e é menos danificado por eles, e, enfim, tem um valor de propriedade mais passível de preservação.

Um artigo da revista Ecological Economics, de 2005, revelou essa teoria ser verdade quando seus produtores atestaram que o furacão Floyd, um desastre natural, causou uma queda vertiginosa em propriedades locais na Carolina do Norte, nos EUA.

Estética, identidade e melhoria de imagem

É sabido que as paletas de cores associadas à natureza (verde, azul e afins) causam incontáveis benefícios psicológicos e psíquicos, como estes:

  • Calma;
  • Serenidade;
  • Tranquilidade;
  • Redução de estresse.

Agora, pense: se somente simples cores remetidas ao meio ambiente causam esse bem-estar, que benefícios ocasiona a própria natureza?

É lógico que compradores, moradores e habitantes têm predileção natural por imóveis nos quais se sentem mais confortáveis, e esse conforto é bem proporcionado por áreas verdes e zonas arbóreas.

É nisso que investem as propriedades imobiliárias cujas cotações de mercado são mais altas.

A percepção de valor subjetivo de uma propriedade, isto é, dado por cada comprador individualmente, é aumentada quando há mais zonas verdes em seu entorno.

Portanto, a presença de áreas arbóreas e verdes em um imóvel faz que compradores e moradores avaliem-no mais positivamente, algo que, obviamente, o torna mais caro e melhor avaliado no mercado.

Saiba recorrer ao paisagismo para incrementar valor ao seu imóvel

Agora que você sabe o como da valorização de seu imóvel via paisagismo, convém conhecer os passos que deve fazer para aplicá-lo ao seu imóvel, quer este seja de telha de aço para tapume, quer este seja qualquer outro. 

Faça um planejamento inicial

A primeira coisa que você deve fazer ao cogitar o paisagismo em seu imóvel é fazer a avaliação do espaço disponível. Características importantes dessa análise são as dimensões, elementos topográficos e incidência de sol.

Pense na possibilidade de implementar em seu imóvel jardins, hortas, paredes arborizadas, árvores, bem como sistemas de irrigação, superfícies permeáveis e barreiras vegetais.

Repare o solo do seu imóvel

O plantio de vegetais exige você fazer uma reparação do solo do imóvel a fim de torná-lo fértil e propício à criação de plantas.

É essencial, portanto, adubar e corrigir o pH do solo com vistas a torná-lo mais receptivo às áreas verdes.

Opte pelas melhores plantas

Quando for selecionar as espécies vegetais e plantas, não esqueça o fato de que algumas adaptam-se melhor a certos tipos de ambientes. Para tornar esse processo mais simples, dar predileção às espécies nativas brasileiras, por exemplo, é um ato certeiro.

Pondere as que têm mais resistência, as que mais valorizam a biodiversidade do ambiente e as que mais convergem para uma atração de polinizadores.

Na hora de plantar, considere as técnicas de plantio peculiares

Não postergue o fato de que diferentes espécies de plantas, em seu imóvel, exigirão lidas plantares diferentes; isto é, maneiras diferentes de serem plantadas.

Isso diz respeito igualmente à maneira com que são feitas as podas, adubações, controles de praga e de doenças, uma vez que tais práticas concernem às técnicas de plantio também.

Faça a área verde ornar bem com arquitetura de seu imóvel

Caso queira que seu imóvel de fabricante de escadas de aluminio, por exemplo, seja bem valorizado, você deverá dar atenção especial à estética das áreas verdes. Estas devem ter consonância perfeita com a arquitetura de sua propriedade imobiliária.

Estando inseguro, opte por mudanças mais convencionais e menos draconianas, de entre as quais se destacam paredes arborizadas, gramados simples e sistemas de irrigação simples. 

Não negligencie os profissionais de paisagismo

Ainda que tenha você quaisquer conhecimentos relacionados a plantio de vegetais e coisas afins, deve recorrer a profissionais da área, uma vez que estes lhe confessarão a melhor maneira de colocar o paisagismo em prática.

Cheque seus portfólios, bem como seu credenciamento, sua formação, sua reputação, seus prazos e seus valores. É possível você encontrar muitos que sejam bons à mesma medida em que são baratos e acessíveis.

Faça o mercado valorizar agora o seu imóvel com o paisagismo

O paisagismo é uma metodologia multidisciplinar que tem o fim de viabilizar a sustentabilidade em espaços urbanos, bem como o de realizar um melhor aproveitamento destes.

Esses objetivos são peculiarmente importantes a este período em que se prevê a desvalorização de muitos imóveis, ocasionada, sobretudo, por intempéries relacionadas ao meio ambiente e ao crescimento urbano.

Se você quiser tirar a sua propriedade desse montante de imóveis que vêm perdendo seu valor, o paisagismo lhe surge, portanto, como uma solução pronta e ajustada. 

Minimizando a incidência de danos de desastres naturais, focando em áreas verdes e prezando uma boa estética arquitetural, você fará o seu imóvel, com o paisagismo, ser muito bem cotado e valorizado no mercado imobiliário.

Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

By Guia de Investimento

O Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios e empreendedorismo.

Deixe um comentário