fbpx

Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, tem sete dos dez arranha-céus residenciais mais altos do país, segundo o ranking internacional The Skyscrapper City (veja lista abaixo).

Turismo, tamanho limitado da cidade e investimento imobiliário são alguns dos fatores apontados por especialistas para que a cidade atraia tantos prédios altos.

Com 89 pavimentos e 290 metros de altura, o One Tower, na Avenida Atlântica, lidera a lista.

Já torres gêmeas com 81 pavimentos, heliponto particular e acesso direto a marina ficam na segunda posição nacional. O local é conhecido pelo investimento de Neymar, que comprou uma das coberturas ainda na planta.

Lista dos mais altos prédios do Brasil

  1. One Tower – Balneário Camboriú/SC – 290 metros
  2. Yachthouse – Balneário Camboriú/SC – 281 metros
  3. Boreal Tower – Balneário Camboriú/SC – 240 metros
  4. Titanium Tower – Balneário Camboriú/SC – 238 metros
  5. Infinity Coast – Balneário Camboriú/SC – 234 metros
  6. Empire – Itapema/SC – 234 metros
  7. Vitra – Balneário Camboriú/SC – 226 metros
  8. Alto das Nações – São Paulo/SP – 219 metros
  9. Sapphire Tower – Balneário Camboriú/SC – 215 metros
  10. Dubai Business – Rio Verde/GO – 210 metros

Edifícios altos e alto padrão

Tanto o professor de gestão financeira da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Crisanto Soares Ribeiro quanto a historiadora Mariana Schilickmann, que escreveu o livro “Do Arraial do Bonsucesso a Balneário Camboriú”, afirmam que o tamanho limitado da cidade estimulou a construção de prédios. E eles também influenciam em outro fator: a segurança.

“Para o turismo, precisa ter espaço, mais segurança. Algumas das construções mais antigas vêm essa tradição. Nos prédios, uma coisa vai puxando a outra. A arquitetura chama a atenção, que chama turismo. O turismo chama as pessoas, que vêm e querem ficar”, resumiu a historiadora.

O professor enfatiza também a compra dos apartamentos como forma de investimento.

“Os atrativos de Balneário Camboriú, por ser um polo turístico, favorecem investimentos nessa área. Muitos investidores estrangeiros e de outras regiões investem em face do turismo mais acentuado”, afirma.

Uma pesquisa com 50 cidades brasileiras, o Índice FipeZap, divulgou em junho que Balneário Camboriú tem o metro quadrado mais caro na média de venda de imóveis residenciais.

Fonte: G1