fbpx

A China está empenhada em ocupar a Lua. Iniciado em 2004, o Programa Chinês de Exploração Lunar — batizado Chang’e em homenagem a uma deusa que, reza a lenda, vive no satélite natural — já aterrissou uma nave espacial no lado escuro, trouxe de volta amostras do solo e pretende enviar astronautas até lá em 2030. Agora, além de tudo isso, planeja usar tecnologia de impressão 3D para construir uma base.

A notícia foi divulgada pela imprensa estatal chinesa nesta segunda-feira, 24. Wu Weiren, um dos principais cientistas da Administração Espacial Nacional da China, declarou ao China Daily que a sonda Chang’e-8 conduzirá pesquisa do ambiente e da composição mineral na Lua e testará se algumas tecnologias avançadas, como a impressão 3D, podem ser utilizadas na superfície lunar.

Com previsão de lançamento em 2028, a Change-8 vai ser a terceira sonda a pousar na Lua, na próxima fase do programa de exploração lunar da China — Change-6 e a Chang`e-7 devem ser lançadas primeiro, em 2025 e 2026, respectivamente. “Se quisermos permanecer na Lua por um longo tempo, precisamos criar estações usando os próprios materiais da Lua”, disse Wu ao veiculo de comunicação chinês.

Fonte: Veja