fbpx

Os oito estádios do Catar são tecnológicos e a maioria sofrerá grandes transformações após a copa.

Arquitetura dos estádios no Catar

Estádio Al Bayt

Palco da partida de estreia, o Estádio Al Bayat, assinado por AS+P Albert Speer + Partner e Dar Al-Handasah é inspirado no bayt al sh’ar, as barracas tradicionais nômades do Catar.

Localizado na cidade de Al Khor, o estádio tem capacidade para 60 mil pessoas, sendo seu design é uma homenagem à história do país e destaca a cultura e a tradição local.

A parte superior dos assentor é removível e após o campeonato, será removida e entregue aos países menos desenvolvidos, que precisam de mais infraestrutura no esporte.

Estádio Al Janoub

Com assinatura do Ibrahim Jaidah Architects & Engineers, a área em volta do projeto explora a importância da arquitetura ecológica e contextual, buscando a certificação de quatro estrelas do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade (GSAS) tanto para o design quanto para a construção. O estádio garante a economia de 40% a mais de água do que um estádio convencional, utilizando “água reciclada” para irrigar áreas verdes.

Após a Copa, a capacidade será reduzida pela metade e outros 20.000 assentos serão doados para projetos de desenvolvimento do futebol no exterior. Além do estádio, instalações de recreação, salão de eventos, equitação, pista de corridas e mais estão sendo desenvolvidos para que a construção seja sempre usada.

Estádio Ahmad Bin Ali

O estádio une símbolos da cultura e das tradições do país, e é a casa de um dos times mais famosos da cidade de Al Rayyan.

A fachada ondulada é feita com padrões que caracterizam diversos aspectos da cultura. Como por exemplo a importância da família, a beleza do deserto, a flora e a fauna nativas e o comércio local e internacional. O estádio tem capacidade para mais de 44 mil pessoas.

Estádio Al Thumama

Localizado 12 km ao sul de Doha, este estádio é inspirado na tradicional touca usada por homens muçulmanos na região árabe.

Com assinatura do Ibrahim Jaidah Architects & Engineers, a área em volta do projeto explora a importância da arquitetura ecológica e contextual. Assim, busca a certificação de quatro estrelas do GSAS (Sistema de Avaliação de Sustentabilidade).

O estádio utiliza água reciclada para irrigar áreas verde, garantindo assim a economia de 40% a mais de água.

Estádio 974

O Estádio 974 é considerado um dos mais inovadores entre os oito do Catar. Inspirado no comércio internacional e na navegação marítima do país, o projeto é assinado pelo escritório Fenwick Iribarren Architects e traz o número 974 para o nome por ser significativo para o projeto, pois é a quantidade de contêineres usados na construção – além de ser também o código de discagem do país.

O estádio tem capacidade para 40.000 pessoas e será totalmente desmontado após a Copa para ser usado como empreendimento beira-mar pela comunidade.

Estádio Education City

O Estádio Cidade da Educação, assinado por Fenwick Iribarren Architects, tem uma estrutura desenhada com grande foco em acessibilidade. O design ultramoderno cria padrões geométricos semelhantes a diamantes que brilham à medida que o sol se move. À noite, um show de luzes digitais ilumina a fachada.

Estádio Khalifa International

Construído em 1976, na cidade de Al Rayyan, o estádio é um dos mais notáveis do país e já sediou diversos jogos importantes. Construído pelo escritório Aspire Zone Foundation, agora tem capacidade para acomodar 40.000 pessoas. Equipado com uma tecnologia de refrigeração inovadora, fornece um ambiente confortável para os jogadores.

Estádio Lusail

É o maior dos oito estádios construídos tendo capacidade para 80.000 pessoas e seu design reflete as tigelas artesanais encontradas em todo o mundo árabe. Sua construção é recente e tem foco na sustentabilidade, concentrada em necessidades humanas e na preservação do meio ambiente.

Com o fim do evento, o local será transformado em um espaço comunitário multifuncional, com escolas, lojas, cafés, instalações esportivas e clínicas de saúde.

Gostou desta notícia? Veja a matéria que fala sobre a tecnologia dos estádios no deserto do Catar.

Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos.

Fonte: ArchDaily